quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Dados, informação e conhecimento (Publicado na Pardela 35)

Esta é a última “A ciência das aves”. Ao fim de quarto anos creio que ficaram ilustradas as principais áreas da ornitologia em Portugal. Na essência, a ideia desta coluna foi divulgar conhecimento.

Conhecimento é poder. Poder de melhor decidir, no sentido em que permite uma melhor decisão.

O processo de produção de conhecimento é longo e inclui a elaboração da abordagem ao problema, a colheita de dados e a sua análise, ao que se junta a revisão por pares e a publicação. Neste contexto, conhecimento é o resultado final deste processo em que depois de colhidos os dados, estes são analisados para produzir informação que é tornada pública após o escrutínio prévio por pares. Em Portugal a necessidade de conhecimento é grande porque os processos biológicos não estão suficientemente conhecidos.

Neste sentido, o compromisso de quem realiza estudos tem de ser a produção de conhecimento. Os dados per se não podem constituir o resultado de um estudo. Torná-los públicos não produz conhecimento mas pelo menos possibilita a sua utilização por outros para produzir conhecimento ... É preciso conhecer para conservar!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário